Newsletter

Meia Riba Kalxa

Meia Riba Kalxa significa meia por cima da calça, é um gesto representativo, que simboliza o movimento de uma linha intemporal de acontecimentos, espelha passado um presente e um futuro, integrando na sua essência os problemas vivenciados pelos jovens das periferias. É uma farda que representa uma conduta. Gesto que gerou sentimentos de repulsa ou repúdio para com todos aqueles que o faziam e pelo sítio de onde o gesto provinha. Por outro lado para quem exercia o gesto e no local onde este era exercido, considerava-se uma afirmação, algo que fazia parte de uma identidade, mas sobretudo uma maneira de comunicar.


O Meia Riba Kalça permite ao ouvinte ter uma experiência auditiva e visual, que nos remete para um espaço metafísico de uma realidade invisiblilizada, marginalizada, oprimida e por vezes romantizada. Leva-nos até à Linha de Sintra, uma periferia de Lisboa, onde de repente conseguimos ver: a rapariga que aplicava tranças à sua amiga na rua; os rapazes que se juntam para jogar futebol depois da escola, as mães que chegam a casa depois de um dia cansativo de trabalho e ainda vão meter uma panela no fogo, o jovem que se apaixona durante um assalto, os rapazes que usam grandes marcas falsificadas da feira, os que ostentam fios de ouro e andam com um Honda Civic mas continuam a não ter dinheiro. Uma autêntica viagem, de comboio, que introduz esta realidade a todos aqueles que nunca tiveram contacto com ela, ou que nunca se questionaram sobre ela. Por outro lado, permite tornar visível quem vivênciou ou vivência esta realidade diariamente, deixando espaço para que se sintam representados em cada verso, ou talvez não.


Numa narrativa biográfica, o autor conta a sua história através do contexto onde esteve e está inserido. Tem como fonte de inspiração Sanca, Nuno, Gazela, Ari, Chullage, Jimmy, Goods amigos que partilham algumas dessas vivências e colaboram no processo criativo. Nuno Trigueiros e Diogo Carvalho (Gazela), com papéis de desataque durante esse processo, envolvidos na construção e criação de toda a arte visual.


Tristany, com a sua música pretende expressar tudo aquilo que as palavras sozinhas não conseguem dizer. Criando um espaço de reflexão e consciencialização, em cada pessoa, que entra nesta viagem artística.

Artista(s):

Ano:

2020

Local:

Ano